Patubatê

O BATUQUE SUSTENTÁVEL DO GRUPO PATUBATÊ surgiu em Brasília-DF, em 1999, com influência dos trabalhos dos norte-americanos Stomp e Blue Man Group e Hermeto Pascoal. O grupo PATUBATÊ alia criatividade à valorização dos ritmos brasileiros. O PATUBATÊ já levou seus shows performáticos a todos os estados do Brasil e países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, Polônia e Continente africano (Burkina Faso, Botswana, Quênia, República de Camarões e Gabão). Em outubro o grupo estará atuando com Shows e Oficinas no Festival da Lusofonia e Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa 2011, em Macau. 


Nas mãos dos músicos Fernando Mazoni, Fred Magalhães, Gustavo Lavoura, Pablo Maia e o DJ Leandronik, sucata não é lixo, é música. Os materiais utilizados têm um destino muito curioso quando chegam ao alcance dos músicos do grupo PATUBATÊ. Toda esta sucata vira instrumento musical.

A matéria-prima é reciclável. A consciência, sustentável. No palco, a criatividade do grupo PATUBATÊ une música, cultura, meio-ambiente e arte. Os instrumentos impressionam pela simplicidade e inovação. São feitos de latas, baldes, tonéis, panelas e até peças de automóveis. A sonoridade é única. Os timbres provenientes de alumínio, plástico, zinco ou madeira não deixam nada a desejar aos instrumentos convencionais. O som das sucatas inspira e leva os músicos a criar performances com ritmos como Maracatu, Samba, Funk, Afro, Frevo, Baião, Ijexá, Carimbó,Ciranda, Tambor de Crioula, Capoeira, House e muito outros.

SHOWS PERFORMÁTICOS


Os shows do grupo PATUBATÊ são, visual e sonoramente, impactantes. As performances em percussão com sucatas e música eletrônica incluem ritmos brasileiros e estrangeiros com timbres eletrônicos. Efeitos visuais e sonoros são marcas registradas das criações dos músicos. Água, luz, fogo, som e movimento em performances desafiadoras exploram as percepções do público e tornam o show memorável.